Ano de lançamento: 1992, CPU: Motorola 68000, RAM: 1MB
O commodore Amiga foi pioneiro no seu tempo. O 1º modelo (A1000) foi o primeiro computador multitasking e uma grande máquina multimédia. Os seus jogos já na altura eram impressionantes e o som 8 bits stereo fizeram dele uma referência nos anos 80 e inícios de 90.
O A600 foi o Amiga menor de todos, embora possibilitasse alguma expansão contudo, não foi dos Amigas mais populares. O seu aspecto era semalhante ao A1200 sem o Keypad lateral.
A história do AMIGA remonta a 1982, quando três jovens doutorados da Flórida decidiram desenvolver a última palavra em console de jogos. O negócio do videogames domésticos baseados em ROM estava estourando à época, e ainda não existia nenhum vestígio da Sega ou da Nintendo trabalhando nessa área.
A empresa foi fundada em Los Gatos (Califórnia), contando com os currículos de Jay Minner, o designer de chip responsável pelo revolucionário hardware audiovisual do Atari 800 e do console VCS. A aquisição seguinte foi Dave Morse da Tonka Toys, para o cargo de vice-presidente de vendas, e por fim, em julho de 1983, uniu-se a eles R. J. Mical, vindo da Defender, mas que anteriormente havia trabalhado nos jogos arcade Sinistar e Star Bike.
Priorizar a compatibilidade com o usuário era o elemento-chave dos três profissionais e foi essa mesma procura de proximidade que levou a empresa a chama-lo “Amiga”. O projeto era o de criar aquele que seria o videogame definitivo da década de 1980, e o console então em desenvolvimento foi chamado de “Lorraine”.
A ideia original consistia em unir um teclado e um disk-drive a sofisticados sistemas de tarefas múltiplas (“multitasking”) e a um leque abrangente de periféricos. À medida que o projeto tomava forma, algumas ideias para novos jogos foram surgindo, perdendo-se tempo no desenvolvimento desses projetos paralelos e com isso, na Primavera de 1984 a Amiga Computer Inc. encontrava-se na falência.
Para salvá-la, existiam contatos de vários interessados em potencial, inclusive a Sony, a Philips e a própria Apple Inc.. Ninguém se interessou, exceto Jack Tramiel. O fundador da Commodore havia recentemente deixado a empresa e comprado a enferma Atari, da Warner Bros. Ele necessitava de um microcomputador potente para superar a concorrência e insuflar nova vida à Atari. Depois de acaloradas conversações, um acordo foi fechado. Foi quando, à ultima hora, a própria Commodore surgiu e adquiriu a companhia: o nome “Lorraine” foi preterido em favor do nome “AMIGA”.
Tramiel, sem perda de tempo, lançou o computador Atari ST para fazer face a esta nova ameaça da Commodore. As duas máquinas viriam efetivamente a se tornar fortes competidoras. Recorde-se que, à época, a Commodore atingira a marca do primeiro milhão de computadores domésticos vendidos, com o Commodore VIC-20, número que se constituía num respeitável cartão de visitas.
A esta ponto, o projeto “AMIGA” já estava definido: um microprocessador Motorola 68000 de 32 Bits, e 4 coprocessadores customizados gerenciavam uma resolução gráfica de até 640 X 400 pixels, 32 cores de uma paleta de até 4096 tonalidades, som estéreo de até 4 canais, drive interno de 3,5 polegadas, recurso de multitasking, etc. O sistema incorporou e desenvolveu ainda o recurso de interface iconográfica com o usuário, utilizado inicialmente pelo Macintosh e desenvolvido mais tarde nos IBM/PC com o nome de “Windows”.