Mavica, uma contração de “Magnetic Video Camera”, foi a marca criada pela Sony Corporation para designar uma série de câmeras fotográficas fabricadas pela empresa, cuja principal característica era gravar as fotos (em formatos de arquivos de imagem) em discos removíveis. As primeiras Mavicas, lançadas na década de 1980, não eram câmeras digitais, mas sim “câmeras de vídeo estático”. Posteriormente, a Sony relançou a marca incorporando a tecnologia digital.
Inicialmente, as Mavicas usavam apenas disquetes, o que as tornou populares com o surgimento do mercado de fotografia digital. No entanto, com a evolução dos padrões de resolução (megapixels) das câmeras, o advento do USB e o desenvolvimento de mídias de maior capacidade de armazenamento, as Mavicas passaram a oferecer alternativas ao antigo disquete de 1,44 MB.
Enquanto algumas passaram a usar cartões Memory Stick, outras adotaram uma nova mídia de armazenamento, os CD-R/CD-RW de tamanho “single” (8 cm), com capacidade entre 156 e 200 MB, dependendo do fabricante.
As câmeras Mavica são consideradas pioneiras no campo da fotografia digital, marcando uma transição importante na maneira como as imagens eram capturadas e armazenadas.