O Lisa é um computador pessoal lançado pela Apple Computer em 1983. Foi um dos primeiros computadores a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A ideia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978 em um computador poderoso com uma interface gráfica do utilizador (GUI) alvejado em relação aos clientes empresariais. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando foi forçado a abandoná-lo juntando-se ao projeto Macintosh.
O Lisa foi lançado em 19 de janeiro de 1983 a um preço de US$ 9995. Utilizava um microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB. Seu sistema operacional era o Lisa OS, que já era multitarefa não-preemptivo (cooperativo), função extremamente avançada para a época. Essa função era, em parte, responsável pela lentidão do processamento.
Apesar de seu caráter revolucionário para a época, o Lisa foi um enorme fracasso comercial para a Apple. Em uma época em que 96 KB de RAM eram considerados uma extravagância, parte importante do preço do Lisa (e do seu fracasso) pode ser atribuída ao seu excesso de memória. A título de comparação, em 1990 ainda se vendiam computadores com menos memória que o Lisa proporcionava 7 anos antes.
O folclore da computação conta que a Apple mantém um número significativo de Lisas não vendidos em um estoque em Utah.
Hoje em dia, os Lisa que ainda funcionam tornaram-se objetos de coleção pelos quais os usuários estão dispostos a pagar milhares de euros.
Na mesma época em que surgiu o Macintosh, em janeiro de 1984, o Lisa foi substituído pelo Lisa 2. Este computador tinha um leitor de disquete de 3,5″ com 400 KB em vez dos dois drives des 5 1/4″, 871 KB do primeiro Lisa. Versões com disco rígido de 5 MB e 10 MB foram comercializadas com o nome de Lisa 2/5 e Lisa 2/10.
Em janeiro de 1985, o Lisa 2/10 foi equipado com um emulador Macintosh e rebatizado Macintosh XL.