O TK-90X foi um computador de 8 bits lançado no Brasil pela Microdigital Eletrônica em junho de 1985 e baseado no computador doméstico ZX Spectrum produzido pela empresa britânica Sinclair Research. O TK-90X utilizava o microprocessador Z-80A (3,58 MHz) de 8 bits. O computador contava com um interpretador da linguagem de programação BASIC, o que facilitava a sua programação por principiantes.
Tornou-se muito popular devido ao baixo custo, à simplicidade e à enorme biblioteca de software existente para o ZX Spectrum. Bastava conectá-lo a um aparelho de televisão colorido e estava pronto para usar.
Ele tinha também um ‘item’ (detalhe) que o ajudou a se tornar bem popular: ele já possuía saída de joystick incorporada (padrão ‘Interface 2’) evitando algo que os donos do ZX Spectrum original sempre tiveram que comprar em separado e que causava muita dor de cabeça pois sempre havia problemas de mau contato, além de diversos padrões de interfaces de joystick (Interface2 da propria Sinclair, Kempston e Cursor).
Especificações
Processador: Zilog Z-80A (3,58 MHz)
Memória ROM: 16 KBytes
Memória RAM: 16 ou 48 KBytes
Teclado: tipo “chiclete”, de borracha, com 40 teclas
Programação: Assembly e BASIC
Expansão: Interface padrão RS-232
Joystick: Entrada de 9 pinos padrão Atari 2600
Texto: 24 linhas x 32 colunas
Gráfico: 192 x 256 pixels
Alimentação: 9 volts (corrente contínua)
Dimensões: 23,4 x 14,5 x 4,3 cm
Peso: 0,5 kg
Armazenamento
O armazenamento e leitura de programas no TK-90X era feito através de gravador e fita cassete comuns. Também era possível conectar periféricos como unidade de disquete e impressora através de kits de expansão produzidos por terceiros. Porém, esses acessórios nunca chegaram a se tornar populares devido aos preços elevados.