Este computador foi lançado em novembro de 1985, e contava com o teclado padrão profissional, integrado à placa-mãe da CPU e rodava a versão do sistema BIOS 1.1 Br. O HotBit HB-8000 contava com o suporte interno em BIOS à linguagem de programação MSX Basic, e opcionalmente com os sistemas operacionais MSX-DOS e CP/M.

O processador de som era o AY-3-8910A, da Yamaha, com três canais. O processador principal era um Zilog Z80, com barramento de 8 bits e 16 bits de endereçamento, rodando no clock de 3,57MHz. Havia duas portas de I/O DB9 de entrada disponíveis, para o joystick padrão Kempston (Atari), e duas portas de expansão (slots) para acesso aos periféricos externos.

O modelo original era branco e cinza. Em 1987 foi lançado um modelo em preto com o sistema 1.2 Br e com o gravador de fita cassete periférico. Posteriormente foi descoberto que a máquina foi toda desenvolvida para uma incluir possível expansão, para tornar-se um MSX 2.0, mas a qual não foi feita pelo fabricante. Ainda assim foram desenvolvidos os seguintes kits de conversão, fabricados pela ACVS e pela DDX:

  • 2.0 – permitia converter o HotBit em padrão MSX 2.0.
  • 2+ – permitia converter o HotBit em padrão MSX 2+.
  • Cartucho 2.0 – permitia converter qualquer MSX em 2.0 (fabricado pela ACVS).