A MPS 801 é uma impressora matricial de 7 pinos da Commodore, que foi lançada em 1984.

O aparelho não foi fabricado pela própria Commodore, mas pela empresa japonesa Seikosha (idêntica ao Seikosha GP 500 VC).

O processo Unihammer da Seikosha foi usado para impressão.

A interface para o computador era o barramento CBM, uma variante serial proprietária do IEEE-488.

A impressora era compatível com gráficos, para que pudesse imprimir gráficos e texto.

Além do conjunto completo de caracteres ASCII, também foi capaz de imprimir todos os caracteres gráficos do Commodore, incluindo letras maiúsculas e escrita negativa.

Especificações técnicas

A impressora da série MPS funcionava em papel contínuo e imprimia com uma matriz 7×6 a 10 caracteres por polegada e 50 caracteres por segundo.

O MPS 801 não pôde, portanto, exibir os descensores.

No entanto, essa inadequação poderia ser sanada com software adicional para o respectivo computador, o que, no entanto, tornava os caracteres impressos significativamente maiores.

A impressora só era capaz de impressão unidirecional, na qual a unidade de impressão só imprime ao se mover da esquerda para a direita e só realiza um retorno de carro no caminho de volta.

O desenvolvimento de ruído foi imenso, principalmente devido ao movimento de retorno do cabeçote de impressão.

Devido ao buffer de impressão muito pequeno de 86 bytes, uma linha gráfica contínua de 480 bytes teve que ser impressa em até cinco “tentativas”.

Para a operação, havia um volante mecânico no lado direito da impressora para transporte manual de papel e um interruptor de membrana para alimentação automática passo a passo.

Método de impressão: Impressão matricial (método Unihammer) Matriz de caracteres: matriz de 6 × 7 pontos Tamanho do caractere: Altura: 2,82 mm Largura: matriz de 6 × 7 pontos Comprimento da linha: 80 colunas máx. /polegada no modo gráfico (1 polegada 2,54 cm) Velocidade de impressão: 50 caracteres/seg.

Método de impressão: Impressão unidirecional Transporte de papel: Unidade de rolo pontiagudo Tipo de fita: Cartucho de duas peças com tinteiro substituível Largura do papel: 4,5″ a 10″ Cópias/Cartões: Original + 2 carbonos Gráficos: Endereçável por pontos, 7 pontos verticais/coluna, CPU de 480 pontos horizontais: microcontrolador 8039 de 8 bits, RAM de 128 bytes,