Telex é um sistema internacional de comunicações escritas que prevaleceu até ao final do século XX. Consistia numa rede mundial com um plano de endereçamento numérico, com terminais únicos que poderia enviar uma mensagem escrita para qualquer outro terminal. Ainda está em funcionamento em muitos países apesar do número de subscritores do serviço se encontrar em queda, pela introdução do e-mail, mais barato. Os terminais pareciam e funcionavam como máquinas de escrever ligadas a uma rede igual à telefônica.
Uma das particularidades deste sistema de comunicações escritas, ao contrário do que acontece com outros sistemas de comunicação de mensagens escritas como o fax ou o e-mail, era a garantia de entrega imediata com autenticação dos terminais.
Graças à garantia de entrega e autenticidade das mensagens, durante as ultimas décadas do século XX desenvolveu-se fortemente. Por várias décadas, a comunicação escrita imediata permitiu a troca de informações como ordens de encomenda, avisos legalmente reconhecidos, ordens de pagamento, confirmação de eventos, notícias, etc.
Rede Universal
O sistema utilizava uma rede de comutação de circuitos similar à utilizada nas redes públicas de comunicações de telefonia e era normalmente explorada pelos mesmos operadores de telecomunicações. A rede de Telex partilhava os meios de transmissão utilizados pelas outras redes apesar de não existir inter-operabilidade entre elas (ex.: não havia comunicação direta entre telefones e terminais de Telex). Muitos operadores de telecomunicações utilizaram serviços manuais para permitir o envio de mensagens telegráficas através do telefone. Este serviço, útil para quem não tinha uma subscrição de um terminal de Telex, era conhecido pelo serviço de telegramas telefonados e pago na conta telefônica pelo originador.
Origem
O Telex tem origem no anterior serviço de telegrafia desenvolvido por Samuel Morse e que ajudou a desenvolver a expansão e colonização dos Estados Unidos. De forma similar ao telégrafo, as mensagens escritas em Telex são compostas por sequências de codificação binária dos caracteres escritos e um conjunto adicional de caracteres e mensagens de controle destinadas a encaminhar automaticamente a ligação dos circuitos a estabelecer a ligação até ao terminal destino, verificar o estado do mesmo e garantir a entrega correta da mensagem.
Limitações
O serviço de telex tinha algumas limitações importantes pois não dispunha de todos os caracteres utilizados nos alfabetos da língua portuguesa como os acentos de palavras e todas as letras eram maiúsculas (caps lock). As máquinas mais antigas também não tinham memória RAM, as mensagens eram pré-gravadas em meio mecânico (fita de papel perfurada mecanicamente) e depois transmitidas, para economizar tempo de transmissão. As mensagens recebidas eram impressas em bobinas contínuas de papel.
O Telex LORENZ foi fabricado em 1930 nos EUA.